DURKHEIM, Emile. Educação e sociedade. 12 ed., São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FERRARI, Márcio. “Pedagogo da emancipação das massas”. Nova Escola. São Paulo: Abril, jun/jul. 2004. Nº 173. p. 36-8.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. (Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin). 6 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2004.
GARCEZ, Lucilia Helena do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real o possível e o necessário. (Tradução de Ernani Rosa), Porto Alegre: Atmed, 2002.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1994. (Coleção escola e participação)
PARLADORE, Eder. “Ler liberta, diz escritor”. Disponível em:
PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. 4 ed. São Paulo: Ática, 1986.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. 6 ed. São Paulo: Papirus, 1998.
______. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1981.
ZILBERMAN, Regina. “Leitura: história e sociedade”. São Paulo: Série Idéias nº 5, p. 13-17, FDE, 1988. Disponível em: