27) PENSAMENTOS EPÍGRAFES E CITAÇÕES


Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que, preparastes.
Ó Senhor, Senhor Nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra.
SL 8:3 e 9



Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente.
SL 9:18



Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a deus; todas as suas cogitações são que não há deus.
SL 10:4


... Não há quem faça o bem, não sequer um.
SL 14:3



O senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança. Louvarei ao senhor que me aconselhou: até meus rins me ensinam de noite.
SL 16: 5-7



Dirige meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.
SL 17:5



Guarda-me como a menina do olho; esconde-me debaixo da sombra de suas asas.
SL 17:8


Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
SL 19:2


Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do senhor nosso deus.
SL 20:7



O choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã.
SL 30: 5


Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.
SL 37:16



Eis que fizestes os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que estejas, é totalmente vaidade.
SL 39:6



Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.
SL 39:6



Quando castigas o homem, com repreensão por causa da iniqüidade, fazes com que a sua beleza se consuma como a traça; assim todo homem é vaidade.
SL 39:11



Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.
SL 61:2


Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.
SL 62:9


Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem.
SL 108:12



Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
SL 119:19



Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.
PV 18:1



A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome.
PV 19:15



Se o senhor não edifica a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
SL 127:1