CONCEITO - POLÍTICA
Política é o exercício de poder, o poder está onde há força, a força está com aquele ou aqueles que conseguem influenciar o comportamento do outro ou outros. Desse exercício de poder e força, de acordo com a cultura histórica dos países surgem diversos sistemas de governo e a cada um pode-se notar os malefícios e benefícios deixados.
Quanto mais o tempo passa e o desenvolvimento cultural se alarga, mais se busca modelos políticos perfeitos para governar melhor a pólis. Para Marilena Chaui as determinações constitutivas de conceito de democracia são as idéias de Conflito, Abertura e Rotatividade. Conflito é inevitável afinal nossa sociedade pluralista o acata. A sociedade democrática precisa saber trabalhar esse conflito a partir da discussão, do confronto, buscando a possibilidade de superação. A abertura significa que na democracia a informação deve circular livremente. E a cultura não poder ser privilégio de poucos. A rotatividade significa tornar o poder na democracia realmente o lugar vazio por excelência, sem privilégio de um grupo ou de uma classe. É permitir que todos os setores da sociedade possam ser legitimamente representados.
Para que isso ocorra muito se precisa fazer...A começar pela educação e a cultura com mecanismos que permitam a sua ampla extensão.
A verdadeira democracia seria a relação entre as pessoas não pelo servir, mas através da amizade. A democracia se autoproduz no seu percurso, e a árdua tarefa em que todos se empenham está sujeita aos riscos de engano e desvios. A condição do fortalecimento da democracia encontra-se na politização das pessoas, que devem deixar o hábito ( ou vícios) da cidadania passiva, do individualismo, para se tornarem mais participantes e conscientes da coisa pública. Aceitar a diversidade de opiniões, o desafio do conflito e a grandeza da tolerância é exercício de maturidade, e sempre permanece em muitos a tentação da homogeneização dos pensamentos e ações.
Cabe aos educadores politizar nossas crianças que são a base para que possa existir a verdadeira política e não esse sistema corruptivista e individualista que está impregnado em nosso tão precioso e maravilhoso país Brasil.
" Estamos condenados a ser livres pois temos que fazer escolhas e toda escolha implica necessariamente em renúncia." J P Sartre